O microagulhamento ou terapia por indução percutânea de colágeno é uma técnica popularmente chamada de roller, ou pode-se usar também os nomes de marcas de aparelhos para designar a técnica. Em sua composição está uma haste, onde é acoplado um cilindro com microagulhas que fazem micro lesões ou micropunturações na pele com o intuito de estimular colágeno.
O objetivo dessas micro lesões é desencadear uma cascata inflamatória, que após o processo de reparação da pele ao qual os fibroblastos irão produzir mais colágeno para recompor o tecido lesionado. O comprimento da agulha varia entre 0,3mm a 3,00mm, sendo comprimentos maiores exclusivos para utilização por médicos.
Como esse método ajuda na permeação de ativos, pode ser associada à fatores de crescimento, vitamina C, ácido hialurônico e outros ativos. É geralmente indicada para utilização em:
O microagulhamento é uma técnica séria e demanda qualificação por parte do esteticista, e deve ter alguns aspectos obedecidos como:
Apresentando muito cuidado com todos estes aspectos, o microagulhamento com certeza é um tratamento que chegou para agregar valor e que trará excelente resultados.